As 15 áreas de atuação na Administração de Empresas.
1. Gestão financeira
2. Gestão de recursos humanos
3. Gestão de marketing
4. Logística
5. Planejamento estratégico
6. Comércio exterior
7. Auditoria
8. Consultoria
9. Controle de produção
10. Gestão ambiental
11. Gestão de informações
12. Pesquisa de mercado
13. Carreira acadêmica
14. Gestão de processos
15. Controladoria
1. Gestão financeira
A gestão financeira consiste na aplicação de técnicas e conhecimentos para proceder ao gerenciamento da receita de uma organização.
Trata-se do campo que lida diretamente com os recursos financeiros da empresa, no que se refere a custos, gastos e lucros.
Na gestão financeira, o administrador é responsável pela aplicação estratégica da receita da organização, definindo orçamentos para os seus diferentes setores e efetivando pagamentos de salários de funcionários, serviços terceirizados, impostos e fornecedores.
Esse profissional identifica, analisa e acompanha as variáveis econômicas e financeiras relativas à empresa, oferecendo suporte a processos importantes de tomada de decisão. O gestor financeiro orienta os gestores a analisarem o valor dos empréstimos e condições de pagamento. Esse trabalho é imprescindível para que o investimento não comprometa a viabilidade financeira do negócio e propicie um retorno para os empreendedores.
2. Gestão de recursos humanos
A área de gestão de recursos humanos é caracterizada por atividades de recrutamento, seleção, contratação e treinamento de funcionários para uma empresa, além de lidar com planos de carreira.
Esse âmbito é direcionado à organização e ao gerenciamento do capital humano da companhia.
Na gestão de recursos humanos, cabe ao administrador executar ações que visam à manutenção do quadro de funcionários da empresa em conformidade com suas políticas e valores.
Por isso, além de selecionar e treinar funcionários, esse profissional elabora e reformula a estrutura hierárquica interna da corporação, de modo a definir cargos e implementar estratégias para fortalecer a cultura organizacional.
Sendo uma das áreas de atuação na administração com mais profissionais no mercado, a equipe de recursos humanos também pode contribuir para aperfeiçoar a comunicação interna de uma instituição.
O RH também executa serviços que podem ser disponibilizados para os funcionários, como acompanhamento da folha de ponto, acesso ao contracheque, agendamento de treinamentos dentro da empresa e programação de férias.
3. Gestão de marketing
A gestão de marketing é configurada por ações de gerenciamento de todas as etapas que compõem o relacionamento entre a empresa e os seus potenciais consumidores, a fim de fortalecer a marca.
Essa é uma área da administração que busca e implanta estratégias tanto para atrair o público-alvo — identificado a partir da observação de suas necessidades e lacunas deixadas pelo mercado — quanto para torná-lo fiel à marca veiculada.
Na gestão de marketing, o administrador se ocupa da realização de pesquisas de mercado, definição do perfil dos consumidores, proposição de melhorias nos processos e produtos oferecidos pela empresa, bem como criação de estratégias de interação.
O foco principal ao atuar nesse domínio é elaborar e efetivar mecanismos capazes de propiciar uma imagem de excelência à empresa.
Nesse segmento, o administrador deve fazer com que a Network seja utilizada com inteligência para gerar maior aproximação com o público-alvo. Essa meta pode ser concretizada por meio das redes sociais, nas quais a companhia apresenta produtos e serviços, utilizando recursos como vídeos, ilustrações e textos.
Outra iniciativa relacionada com o marketing digital é a adoção de blogs corporativos com motores de busca (Google, Bing, Yahoo etc.) para que a empresa seja localizada com facilidade, aumentando a visibilidade da marca e ajudando a expandir as vendas.
Esses fatores mostram que a gestão de marketing é uma das áreas de atuação na administração que mais exigem flexibilidade e capacidade de inovar.
4. Logística
O setor de logística caracteriza-se pelo manejo de procedimentos que dizem respeito à produção, ao estoque e ao transporte que são realizados no interior de uma organização.
Trata-se de um domínio da administração que se ocupa da compra de matéria-prima, da organização dos processos requeridos para a sua transformação em produto e da manipulação adequada dele até a efetivação completa de sua venda.
A logística, é responsável por gerir todo o fluxo produtivo de uma empresa. Ele deve fazer isso buscando a obtenção da melhor relação custo-benefício possível, de maneira a otimizar os processos desenvolvidos, alcançando alto grau de eficiência com o mínimo de desperdício.
Além disso, deve garantir que os procedimentos efetuados estejam de acordo com as normas de qualidade e segurança. Com o uso de tecnologia adequada de softwares que são usados para acompanhar o nível de estoque, fazendo com que a empresa avalie o momento mais adequado para fazer promoções ou elevar os preços.
É possível utilizar sistemas que monitoram a chegada de uma mercadoria até seu destino, dando condições de verificar se o transporte dos produtos está sendo feito de maneira adequada, objetivando conquistar a confiança dos consumidores e fidelizá-los.
5. Planejamento estratégico
Quando nós falamos em planejamento, nós estamos nos referindo a formulação de abordagens e métodos que nos permitam alcançar determinado objetivo que nós estejamos almejando. Enquanto a estratégia diz respeito ao entendimento da situação, para que então seja tomada a melhor decisão.
O planejamento estratégico se trata de todo o processo que envolve a criação de uma estratégia que visa alcançar um determinado objetivo.
Esse campo é fundamental para o crescimento de uma empresa, já que atua no delineamento do ponto em que ela quer chegar e do que é preciso fazer para ir até lá.
No planejamento estratégico, o administrador é responsável por analisar criticamente o contexto mercadológico em que a organização está inserida, identificando fatores que estão envolvidos em seu desempenho produtivo e econômico.
Além disso, ele deve traçar objetivos mensuráveis que a empresa quer atingir com a sua atuação, bem como especificar meios viáveis para alcançá-los estrategicamente. Não adianta apenas elaborar o planejamento estratégico da companhia avaliando os pontos fortes, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças.
O administrador deve estar atento ao acompanhamento dos resultados e à possibilidade de revisar as metas, considerando a conjuntura da empresa e o cenário externo. A capacidade de análise crítica é um fator muito importante para que as ações planejadas estejam adequadas com o que pode ser efetivado pela instituição.
Essa capacidade de avaliar os cenários deve estar presente em um bom administrador.
A área de comércio exterior consiste em uma série de práticas para a realização de ações administrativas no mercado externo, as quais abrangem negociações financeiras, bem como mediações de diversas ordens entre vendedores e compradores de diferentes países.
Trata-se do segmento responsável pelo desenvolvimento de serviços direcionados ao contexto mercadológico internacional de bens e prestação de serviços.
Atuando no comércio exterior, o administrador ocupa-se de diferentes atividades organizacionais e financeiras, entre as quais estão:
• a análise das tendências de mercado, de modo a identificar as demandas das empresas envolvidas nas negociações;
• a elaboração de estratégias de marketing, com vistas ao aumento do lucro;
• a definição da logística relativa ao transporte utilizado para efetivar a transação.
O comércio exterior é uma das áreas de atuação na administração em que o profissional mais necessita ter o domínio de línguas estrangeiras A facilidade de comunicação com fornecedores e clientes de vários países é um diferencial bastante valorizado pelas companhias.
7. Auditoria
Essa área analisa se os procedimentos em uma organização estão sendo feitos de maneira correta.
É fundamental que todos os setores sejam avaliados para que o profissional possa constatar se as ações realizadas estão seguindo as regras e as metas estipuladas. Esse trabalho vai contribuir para a empresa ser mais dinâmica e eficiente.
Quando uma auditoria é feita com qualidade, possibilita que uma corporação esteja mais atenta à legislação e tenha um foco maior em resultados, fator de extrema importância para a sobrevivência de qualquer negócio.
O auditor deve orientar a companhia a adotar práticas que inibam qualquer iniciativa ilícita.
8. Consultoria
Abrir ou expandir uma empresa requer muito cuidado e planejamento. De que maneira é possível adotar essa iniciativa tendo menos riscos e mais possibilidades de sucesso?
Na consultoria o administrador vai apontar como utilizar os recursos humanos, financeiros e materiais da melhor forma, de modo a maximizar os resultados e aperfeiçoar os serviços e produtos.
Vai destacar como os projetos devem ser desenvolvidos e avaliar a viabilidade de cada um deles, considerando a capacidade financeira da organização e o público-alvo.
O consultor tem um papel muito relevante para que os investimentos sejam feitos com mais qualidade e inteligência.
Imagine que uma empresa está pensando em adquirir um software para gerenciar seu estoque. Caso faça isso por conta própria, existe o risco elevado de adquirir um produto que não vai atender às necessidades do negócio. Já com o apoio de um consultor, a corporação poderá analisar melhor as alternativas disponíveis no mercado e fazer a escolha mais adequada, considerando aspectos como custo, praticidade e resultados.
9. Controle de produção
A qualidade da produção é uma peça-chave para o sucesso da empresa. Por isso, deveria ter um administrador capaz de avaliar como estão sendo produzidas as mercadorias.
Para que o trabalho seja bem executado é necessário que o profissional compreenda a estratégia da empresa. Com essa informação, será capaz de pesquisar como pode ser feito o desenvolvimento de mercadorias e serviços, permitindo melhorias na produção.
Outro papel relevante é acompanhar os processos adotados pela empresa. Assim, poderá indicar alternativas para apontar eventuais erros e sugerir medidas para corrigir.
O gestor de produção pode ser responsável por verificar novos produtos ou serviços que podem tornar uma empresa mais eficiente. Esse aspecto faz com que ele necessite sempre estar atento às tendências do mercado.
A capacidade de se adaptar a diferentes cenários é necessário para um profissional que deseja manter um rendimento acima da média e proporcionar resultados positivos para uma corporação.
10. Gestão ambiental
Atualmente a sustentabilidade é um assunto bastante valorizado em diversos segmentos da sociedade. Nessa tendência, as empresas investem em ações voltadas para a preservação e a recuperação do meio ambiente.
Com o objetivo de obter uma boa performance nessas atividades, as organizações estão apostando nos serviços de um gestor ambiental responsável por acompanhar a execução de projetos e verificar os resultados conquistados.
Em uma indústria, o gestor ambiental pode apontar as alternativas para reduzir a emissão de poluentes. Essa medida é para melhorar a qualidade de vida da população em volta e a imagem corporativa da empresa.
Também é válido destacar que o gestor ambiental deve trabalhar com a conscientização do público interno. Um exemplo disso abrange medidas para reduzir as impressões e o consumo de papel. Além de contribuir para diminuir custos, é uma forma de fortalecer nos empregados a necessidade de preservar a natureza.
A gestão ambiental é uma das áreas de atuação na administração mais importantes para as empresas, porque tem ligação direta com o fortalecimento da marca.
11. Gestão de informações
As informações são um ativo de grande importância em qualquer empresa. Explorar os dados com inteligência é uma grande vantagem competitiva que pode fazer a diferença. Pensando nisso, as corporações perceberam a importância do gestor de informações.
Esse profissional é o responsável por verificar as melhores formas para coletar, selecionar e analisar os dados de uma organização. Além disso, contribui para que o fluxo das informações seja feito com eficiência, fazendo com que os colaboradores tenham condições de executar um serviço com mais qualidade.
Para estabelecer a estratégia e as ações necessárias para executá-la, os diretores precisam de dados confiáveis e disponibilizados em tempo real.
12. Pesquisa de mercado
Antes de começar um negócio, o ideal é saber se o público-alvo vai justificar o investimento.
Existe um risco considerável de o negócio não obter os resultados esperados, devido ao nível da concorrência e comportamento dos consumidores. Como investir em um segmento e ter boas chances de alcançar o sucesso?
A resposta é realizar uma pesquisa de mercado. Será o administrador responsável pela pela elaboração desse trabalho, possibilitando identificar as características do público, as formas de divulgar as ações, os serviços que serão mais atraentes, o local mais interessante.
Com esses dados em mãos, um empresário pode verificar a viabilidade do negócio ou adotar medidas para torná-lo mais interessante para o público. Uma pesquisa de mercado é um passo crucial para avaliar a viabilidade de um empreendimento.
13. Carreira acadêmica
Por que não aproveitar a experiência profissional e o conhecimento adquirido para formar novos profissionais? Uma alternativa bastante explorada pelos administradores atualmente é a carreira acadêmica.
Dependendo da especialidade do profissional, é possível lecionar algumas disciplinas, por exemplo: Gestão Estratégica, Gestão de Custos e Processos, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística, Pesquisa de Mercado, entre outras.
Muitas instituições públicas e particulares de ensino superior oferecem oportunidades para administradores. Aqueles que têm cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado têm boas chances de atuar nesse segmento.
Um bom professor deve ter como uma de suas principais características o planejamento, aspecto bastante valorizado pelos administradores. Isso faz com que esses profissionais possam se adaptar mais rapidamente à carreira acadêmica.
Se for possível trabalhar em uma empresa e dar aulas em uma faculdade, o administrador terá mais condições de contribuir para a formação de novos profissionais, pois acompanhará mais de perto as principais tendências do mercado. Assim, poderá fornecer informações valiosas para que os estudantes sejam mais bem qualificados e capacitados.
14. Gestão de processos
As informações são devidamente compartilhadas entre os setores de uma empresa? A produção está sendo feita com qualidade, usando os recursos disponíveis na medida certa? As mercadorias estão chegando aos clientes no tempo adequado?
As respostas serão as ideais para uma empresa evoluir apenas se houver uma gestão de processos. Para executá-la, é fundamental contar com um administrador que saiba utilizar os instrumentos necessários para avaliar o desempenho dos colaboradores e dos serviços oferecidos.
Ao mapear as atividades, uma empresa tem mais condições de localizar gargalos, identificar erros e reduzir custos. Assim, é possível promover a melhoria contínua e expandir a lucratividade.
É preciso que a gestão de processos seja uma iniciativa feita de forma constante em qualquer tipo de negócio.
15. Controladoria
Os recursos financeiros precisam ser usados com prudência e bom senso. A controladoria exerce um papel fundamental para a gestão orçamentária. Isso porque as empresas não podem ter um elevado nível de endividamento. Também precisam evitar problemas para honrar os compromissos com fornecedores, empregados e o poder público.
Contando com um administrador responsável para fazer o controle e o planejamento das finanças, uma organização terá mais possibilidades de obter resultados expressivos com os investimentos.
Além disso, poderá fortalecer sua imagem perante o público-alvo. Uma gestão responsável atrai parcerias e faz com que os consumidores tenham maior identificação com a marca, o que estimula as vendas.
É possível contar com sistemas que fornecem informações online sobre a entrada e saída de recursos financeiros de uma instituição, dessa forma, o trabalho da controladoria é identificar os segmentos que geram mais despesas e verificar as medidas ideais para cortar gastos.
Formação no curso superior de Administração
Contemplando essas áreas, um curso de administração possibilita que os seus alunos sejam capazes de seguir carreira em qualquer uma delas.
Por serem diversificadas e abrangentes, as diversas áreas de atuação na administração vão proporcionar ao administrador atuar em vários segmentos de mercado e exerçer funções distintas no interior de uma organização, expandindo suas oportunidades. As empresas querem profissionais versáteis e que sejam capazes de propor soluções em diversos cenários.
À medida que um administrador mostra condições de executar várias tarefas importantes para uma empresa com alto desempenho e segurança, maior será a sua empregabilidade.